Main menu

site topcover

  • Alte Inspira

  • O espírito competitivo está sempre presente - Alte Inspira

  • Um evento desportivo para todas as idades - Alte Inspira

  • Desfrute de trilhos fantásticos - Alte Inspira

  • A Primavera inspira-nos

  • Corrida da liberdade

  • E no final para relaxar desfrute da magnífica Fonte Grande - Alte Inspira

  • Alte Inspira

  • Desfrute de trilhos fantásticos - Alte Inspira

  • A glória da chegada

Organização

1- A Maratona | Passeio BTT ALTE é promovida e organizada pela Escola Profissional de Alte, pelo Grupo Desportivo Serrano e pelo Centro de Animação Infantil de Alte e realiza-se no dia 25 de abril.

2- A Escola Profissional de Alte assim como o Grupo Desportivo Serrano; e o Centro de Animação Infantil de Alte são instituições que por missão prosseguem fins de interesse público. Na edição deste ano promovesse mais uma ação de solidariedade e de sensibilização para a prática do exercício físico com regularidade.

Continuaremos, mais uma vez, a incentivar a prática do exercício físico. Para os jovens, menores de 18 anos, as inscrições terão um valor simbólico de 3,00€.


Perfil Técnico dos Percursos

1- A Maratona | Passeio BTT tem 4 níveis:

- Nível 1 - Passeio Família BTT - 18 Km, fácil em termos físicos e técnicos 1(5);

- Nível 2 - Clássico Passeio BTT - 32 km, com uma dificuldade física e técnica baixa 2(5);

- Nível 3 - Meia Maratona Lazer BTT - 48 Km, com uma dificuldade física e técnica intermédia 3(5);

- Nível 4 - Maratona Lazer e Taça do Algarve de Maratonas XCM BTT - 75 Km, relativamente exigente em termos físicos e técnicos 4(5);

2- A descrição dos percursos e os respetivos gráficos de altimetria serão publicados no site www.bttalte.pt e na página de facebook do evento.


Logística dos Percursos

1- A partida será dada às 9h50 para a Classe competitiva e às 10h.para a classe de Lazer

2- O local da partida (local da concentração) será na Av. Manuel Teixeira Gomes - Alte e o local da chegada será na Fonte Grande - Alte.

3- Os percursos estão integralmente marcados com placas e fitas sinalizadoras e os desvios de nível estão assinalados com placas indicativas.

4- Por razões de segurança sairão na frente os atletas federados que participem na prova da Taça do Algarve, todos os restantes sairão depois, segundo o respetivo nível. Pelas mesmas razões o percurso dentro da aldeia de Alte estará neutralizado, a partida será dada após a saída da aldeia de Alte.

5- De acordo com a cultura do BTT ALTE os níveis de 1 e 2 de BTT não serão cronometrados. Só os níveis 3 e 4 terão extração de tempos.

6- Existirão Pontos de Controlo (CP) em locais desconhecidos dos atletas.

7- O Controlo de Partida (controlo 0) abre às 08:30h.

8- A Maratona | Passeio BTT terá as seguintes zonas de assistência (ZA):

- Nível 1 - Km 8 e final

- Nível 2 - Km 22 e final

- Nível 3 - Km 22; Km 40 e final

- Nível 4 - Km 22; Km 40; Km 63 e final

9- Nas ZA serão fornecidos abastecimento líquido (água e bebida energética) e abastecimento sólido (fruta, figos com amêndoas e bolos secos).

10- Por razões de segurança e de ordem logística, todos os participantes deverão terminar o BTT ALTE dentro do limite de tempo previsto (5H45m), existindo para tal um Posto de Controlo situado ao Km 41 em Esteval dos Mouros, tornando-se este desvio obrigatório a partir das 12h45

Participantes

1- Podem participar pessoas de ambos os sexos.

2- A idade mínima de participação é de 6 anos.

3- O limite mínimo de idade para poder participar no nível 4 (Maratona ) é de 19 anos e no nível 3 ( Meia Maratona ) é de 17 anos. Todos os participantes com idade igual ou inferior a 16 anos, só poderão participar nos níveis 1, 2 de acordo com as normas da FPC.

4- Aos menores de idade é obrigatória a entrega de um termo de responsabilidade assinado pelo encarregado de educação.

5- A participação na Taça do Algarve de Maratonas está limitada a atletas federados na Federação Nacional de Ciclismo do seu país, portadores da respetiva licença válida.

Classificações e Troféus para os níveis de Lazer

1-Como já foi referido a extração de tempos e as respetivas classificações são exclusivas para a Maratona e a Meia Maratona.

2-As classificações serão dadas por escalões.

3- Serão feitas cerimónias protocolares para atribuição de troféus aos três primeiros classificados à geral (masculinos e femininos) para a Maratona Lazer e Meia Maratona Lazer.

4- As quatro cerimónias protocolares referidas no ponto anterior realizam-se 1hora e 30 minutos após a chegada dos atletas premiados.

Outros aspetos para a Classe Competitiva da Taça do Algarve XCM

Todo e qualquer ponto omisso no presente Regulamento como por exemplo, Taxas, Categorias, Pontuação, Classificações, Seguros e Cerimónias Protocolares, regem-se pelo estipulado no Regulamento Geral da Taça do Algarve de Maratonas XCM, disponível em www.uvp-fpc.pt

Inscrição

1- Todos os participantes, ou encarregados de educação no caso de menores de 18 anos de idade, devem ler o regulamento previamente para que o ato de inscrição implique a aceitação plena dos seus termos.

2- As inscrições serão efetuadas exclusivamente on-line no site www.apedalar.com para BTT e no site www.acorrer.pt para Trail / Corrida / Caminhada e Passeio Pedestre Guiado.

3- O valor da inscrição na Maratona | Passeio BTT é de 10€.

4- No valor da inscrição está incluído:

- Dorsal e respetivos alfinetes

- Cronometragens e respetivas classificações por escalões

- Seguro de acidentes pessoais,

- Abastecimentos sólidos e líquidos

- Apoio logístico,

- Apoio mecânico,

- Disponibilidade de balneários,

- Disponibilidade de local para lavagem de bicicletas,

- Primeiros socorros.


7-Para os menores de 18 anos de idade o valor da inscrição nos Passeios é de 3€.

8- Os menores de 18 anos deverão enviar obrigatoriamente Termo de Responsabilidade assinado pelo encarregado de educação, disponível no site www.apedalar.pt e no site www.bttalte.pt.

Possibilidades de envio: Para o Fax nº 289 478 210, por email para o endereçoThis email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., por correio (para a morada indicada no site) ou pessoalmente na secretaria da Escola Profissional de Alte.

9- As inscrições estão limitadas a 2000 participantes.

10- O prazo de inscrição termina no dia 22 de abril de 2018.

11- As inscrições só serão validadas depois de efetuado o respetivo pagamento.

12- Os pagamentos efetuados fora de prazo ou depois de se ter atingido o limite de participantes validados não serão considerados. Caso ocorram as devoluções serão efetuadas por transferência bancária deduzindo os respetivos encargos bancários.

Serviços Opcionais, Extras e Complementares

1- Almoço convívio - Churrascada na Fonte Grande, para participantes 6,00€, para acompanhantes 7,00€.

2- T-Shirt BTT ALTE 2018 - 20.ª Edição: Valor 4,20€

3- Passeio Pedestre para acompanhantes pela aldeia de Alte e zona circundante, inscrições no site www.acorrer.pt: Valor 3€

4- Passeio Pedestre limitado a 150 pessoas. Informações pelo telefone 289 478 663/8

Forma de Pagamento em Portugal

1-Por Multibanco ou Homebanking, na opção pagamento de serviços, colocando a entidade, referência e valor indicados no relatório da inscrição.

2- Na secretaria da Escola Profissional de Alte.

Forma de Pagamento do Estrangeiro

1-Pagamento por Transferência Bancária IBAN PT50 0045 7030 4019 1854 04204 SWIFT/BIC: CCCMPTPL

2-A validação da inscrição de pagamentos feitos do estrangeiro será feita contra envio do comprovativo da Transferência Bancária por fax 00351289478210 ou emailThis email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., indicando o nome do(a) participante.

Secretariado

1- O secretariado será feito nas instalações da Escola Profissional de Alte, sita na Estrada da ponte (E.N. 124, entrada nascente de Alte).

2- O secretariado funcionará nos dias 24 e 25 de abril.

Programa: Secretariado para levantamento de dorsais - Lazer:


- 24 de abril (Terça) das 09:00h - 20:00h - Escola Profissional de Alte - E.N. 124

- 25 de abril (Quarta) das 07:30h - 09:00h - Escola Profissional de Alte - E.N. 124

Programa: Secretariado para confirmação de licenças e levantamento de dorsais (federados) Taça do Algarve de Maratonas:

- 25 de abril (Segunda) das 07:50h - 08:50h - Escola Profissional de Alte - E.N. 124

Programa - 25 de Abril

- 08:30h - Abertura do Controlo de Partida (controlo 0) - Av. Manuel Teixeira Gomes

- 09:05h - Reunião com Diretores Desportivos - Taça do Algarve de Maratonas - Escola Profissional de Alte - E.N. 124

- 09:20h - Chamada dos atletas para a linha de partida - Taça do Algarve Maratonas

- 09:45h - Briefing

- 09:50h - Partida Taça do Algarve de Maratonas

- 10:00h - Partida Lazer: BTT e TRAIL / Corrida / Caminhada

- 10:15h - Partida do Passeio Pedestre Guiado

- 11:00h - Chegada do 1.º atleta do Trail / Corrida

- 12:00h - Chegada do 1.º atleta da Meia Maratona

- 13:00h - Chegada do 1.º atleta da Taça do Algarve

- As cerimónias protocolares de entrega de prémios para a Meia Maratona Lazer BTT, Maratona Lazer BTT e Trail / Corrida realizam-se 1hora e 30 minutos após a chegada dos atletas premiados.

- Almoço Convívio - Churrascada na Fonte Grande - servido a partir das 12:00h

Seguro

1- Todos os participantes estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais, até à idade limite de 69 anos inclusive.

2- As coberturas e capitais são os seguintes: morte ou invalidez permanente 25.350,00€, despesas de tratamento e repatriamento 4.056,00€, despesas de funeral 2.028,00€. A cobertura de morte para os menores de 14 anos é substituída por despesas de funeral no valor de 2.028,00€.

3- O seguro tem uma franquia de 50,00€ para despesas de tratamento e repatriamento.

4- Qualquer acidente ou incidente que ocorra durante o decorrer do percurso é da responsabilidade dos participantes, em tudo o que exceda o risco coberto pelo seguro. As coberturas deste seguro funcionam apenas em caso de acidente.

Segurança

1- É obrigatório usar o capacete devidamente colocado durante todo o percurso.

2- Não será permitida a entrada no local da partida a quem não apresentar capacete.

3- O percurso está aberto ao movimento de outros veículos pelo que todos os participantes deverão obrigatoriamente respeitar as regras de trânsito.

4- O participante ao inscrever-se assume que reúne as condições físicas e psicológicas para participar na prova que se inscrever.

5- Recomendamos o uso de vestuário apropriado e que se faça acompanhar de um reservatório com água.

6- A organização aconselha a realização de um exame médico a quem tenha ou tenha antecedentes familiares com problemas cardíacos, diabetes, hipertensão arterial, arteriosclerose, doença renal ou pulmonar.

7- Aconselhamos muita atenção aos cruzamentos e às placas sinalizadoras de perigo e das descidas perigosas.

8- Ao longo de todo o percurso existirão diversos veículos (todo o terreno, ambulâncias, motos e automóveis) devidamente identificados como Organização para o acompanhamento e apoio necessários.

9- O Evento dispõe de equipa médica e de socorro.

10- Recomenda-se o uso de conta-quilómetros para facilitar a sua localização em caso de necessidade.

11- Na eventualidade de algum participante se perder, deverá regressar atrás até encontrar a marcação oficial e/ou contactar a organização.

Direitos de Imagem

O participante do evento concede permissão à entidade organizadora de utilizar a sua imagem, gravada em suporte de vídeo, televisão, fotografia, ou qualquer outro meio, para fins promocionais e publicitários do próprio evento e da entidade organizadora.

Alojamento

Recomendamos a consulta das unidades de Alojamento e Restauração locais descritas no site www.bttalte.pt

Balneários

Inovador sistema de Balneários instalado no parque da Escola Profissional de Alte (Masculinos e Femininos)

Deveres sociais e ambientais

1- Auxiliar qualquer praticante em caso de acidente, desde que as circunstâncias o exijam.

2- Respeitar as áreas marcadas.

3- Não provocar danos em áreas privadas ou cultivadas.

4- A organização apela a todos os participantes para que não abandonem as embalagens vazias ao longo do percurso. Deverão faze-lo estritamente nos contentores e sacos disponibilizados pelo Clube Ambiente da Escola. Serão dispostos contentores e sacos para o lixo nas ZA, na Chegada e no local do Almoço Convívio

Facebook