Organização

1- A Maratona | Passeio BTT ALTE é promovida e organizada pela Escola Profissional de Alte, pelo Grupo Desportivo Serrano e pelo Centro de Animação Infantil de Alte e realiza-se no dia 25 de abril.

2- A Escola Profissional de Alte assim como o Grupo Desportivo Serrano; e o Centro de Animação Infantil de Alte são instituições que por missão prosseguem fins de interesse público. Na edição deste ano promovesse mais uma ação de solidariedade e de sensibilização para a prática do exercício físico com regularidade.

Continuaremos, mais uma vez, a incentivar a prática do exercício físico. Para os jovens, menores de 18 anos, as inscrições terão um valor simbólico de 3,00€.


Perfil Técnico dos Percursos

1- A Maratona | Passeio BTT tem 4 níveis:

- Nível 1 - Passeio Família BTT - 18 Km, fácil em termos físicos e técnicos 1(5);

- Nível 2 - Clássico Passeio BTT - 32 km, com uma dificuldade física e técnica baixa 2(5);

- Nível 3 - Meia Maratona Lazer BTT - 48 Km, com uma dificuldade física e técnica intermédia 3(5);

- Nível 4 - Maratona Lazer e Taça do Algarve de Maratonas XCM BTT - 75 Km, relativamente exigente em termos físicos e técnicos 4(5);

2- A descrição dos percursos e os respetivos gráficos de altimetria serão publicados no site www.bttalte.pt e na página de facebook do evento.


Logística dos Percursos

1- A partida será dada às 9h50 para a Classe competitiva e às 10h.para a classe de Lazer

2- O local da partida (local da concentração) será na Av. Manuel Teixeira Gomes - Alte e o local da chegada será na Fonte Grande - Alte.

3- Os percursos estão integralmente marcados com placas e fitas sinalizadoras e os desvios de nível estão assinalados com placas indicativas.

4- Por razões de segurança sairão na frente os atletas federados que participem na prova da Taça do Algarve, todos os restantes sairão depois, segundo o respetivo nível. Pelas mesmas razões o percurso dentro da aldeia de Alte estará neutralizado, a partida será dada após a saída da aldeia de Alte.

5- De acordo com a cultura do BTT ALTE os níveis de 1 e 2 de BTT não serão cronometrados. Só os níveis 3 e 4 terão extração de tempos.

6- Existirão Pontos de Controlo (CP) em locais desconhecidos dos atletas.

7- O Controlo de Partida (controlo 0) abre às 08:30h.

8- A Maratona | Passeio BTT terá as seguintes zonas de assistência (ZA):

- Nível 1 - Km 8 e final

- Nível 2 - Km 22 e final

- Nível 3 - Km 22; Km 40 e final

- Nível 4 - Km 22; Km 40; Km 63 e final

9- Nas ZA serão fornecidos abastecimento líquido (água e bebida energética) e abastecimento sólido (fruta, figos com amêndoas e bolos secos).

10- Por razões de segurança e de ordem logística, todos os participantes deverão terminar o BTT ALTE dentro do limite de tempo previsto (5H45m), existindo para tal um Posto de Controlo situado ao Km 41 em Esteval dos Mouros, tornando-se este desvio obrigatório a partir das 12h45

Participantes

1- Podem participar pessoas de ambos os sexos.

2- A idade mínima de participação é de 6 anos.

3- O limite mínimo de idade para poder participar no nível 4 (Maratona ) é de 19 anos e no nível 3 ( Meia Maratona ) é de 17 anos. Todos os participantes com idade igual ou inferior a 16 anos, só poderão participar nos níveis 1, 2 de acordo com as normas da FPC.

4- Aos menores de idade é obrigatória a entrega de um termo de responsabilidade assinado pelo encarregado de educação.

5- A participação na Taça do Algarve de Maratonas está limitada a atletas federados na Federação Nacional de Ciclismo do seu país, portadores da respetiva licença válida.

Classificações e Troféus para os níveis de Lazer

1-Como já foi referido a extração de tempos e as respetivas classificações são exclusivas para a Maratona e a Meia Maratona.

2-As classificações serão dadas por escalões.

3- Serão feitas cerimónias protocolares para atribuição de troféus aos três primeiros classificados à geral (masculinos e femininos) para a Maratona Lazer e Meia Maratona Lazer.

4- As quatro cerimónias protocolares referidas no ponto anterior realizam-se 1hora e 30 minutos após a chegada dos atletas premiados.

Outros aspetos para a Classe Competitiva da Taça do Algarve XCM

Todo e qualquer ponto omisso no presente Regulamento como por exemplo, Taxas, Categorias, Pontuação, Classificações, Seguros e Cerimónias Protocolares, regem-se pelo estipulado no Regulamento Geral da Taça do Algarve de Maratonas XCM, disponível em www.uvp-fpc.pt

Inscrição

1- Todos os participantes, ou encarregados de educação no caso de menores de 18 anos de idade, devem ler o regulamento previamente para que o ato de inscrição implique a aceitação plena dos seus termos.

2- As inscrições serão efetuadas exclusivamente on-line no site www.apedalar.com para BTT e no site www.acorrer.pt para Trail / Corrida / Caminhada e Passeio Pedestre Guiado.

3- O valor da inscrição na Maratona | Passeio BTT é de 10€.

4- No valor da inscrição está incluído:

- Dorsal e respetivos alfinetes

- Cronometragens e respetivas classificações por escalões

- Seguro de acidentes pessoais,

- Abastecimentos sólidos e líquidos

- Apoio logístico,

- Apoio mecânico,

- Disponibilidade de balneários,

- Disponibilidade de local para lavagem de bicicletas,

- Primeiros socorros.


7-Para os menores de 18 anos de idade o valor da inscrição nos Passeios é de 3€.

8- Os menores de 18 anos deverão enviar obrigatoriamente Termo de Responsabilidade assinado pelo encarregado de educação, disponível no site www.apedalar.pt e no site www.bttalte.pt.

Possibilidades de envio: Para o Fax nº 289 478 210, por email para o endereçobttalte@epalte.pt, por correio (para a morada indicada no site) ou pessoalmente na secretaria da Escola Profissional de Alte.

9- As inscrições estão limitadas a 2000 participantes.

10- O prazo de inscrição termina no dia 22 de abril de 2018.

11- As inscrições só serão validadas depois de efetuado o respetivo pagamento.

12- Os pagamentos efetuados fora de prazo ou depois de se ter atingido o limite de participantes validados não serão considerados. Caso ocorram as devoluções serão efetuadas por transferência bancária deduzindo os respetivos encargos bancários.

Serviços Opcionais, Extras e Complementares

1- Almoço convívio - Churrascada na Fonte Grande, para participantes 6,00€, para acompanhantes 7,00€.

2- T-Shirt BTT ALTE 2018 - 20.ª Edição: Valor 4,20€

3- Passeio Pedestre para acompanhantes pela aldeia de Alte e zona circundante, inscrições no site www.acorrer.pt: Valor 3€

4- Passeio Pedestre limitado a 150 pessoas. Informações pelo telefone 289 478 663/8

Forma de Pagamento em Portugal

1-Por Multibanco ou Homebanking, na opção pagamento de serviços, colocando a entidade, referência e valor indicados no relatório da inscrição.

2- Na secretaria da Escola Profissional de Alte.

Forma de Pagamento do Estrangeiro

1-Pagamento por Transferência Bancária IBAN PT50 0045 7030 4019 1854 04204 SWIFT/BIC: CCCMPTPL

2-A validação da inscrição de pagamentos feitos do estrangeiro será feita contra envio do comprovativo da Transferência Bancária por fax 00351289478210 ou emailbttalte@epalte.pt, indicando o nome do(a) participante.

Secretariado

1- O secretariado será feito nas instalações da Escola Profissional de Alte, sita na Estrada da ponte (E.N. 124, entrada nascente de Alte).

2- O secretariado funcionará nos dias 24 e 25 de abril.

Programa: Secretariado para levantamento de dorsais - Lazer:


- 24 de abril (Terça) das 09:00h - 20:00h - Escola Profissional de Alte - E.N. 124

- 25 de abril (Quarta) das 07:30h - 09:00h - Escola Profissional de Alte - E.N. 124

Programa: Secretariado para confirmação de licenças e levantamento de dorsais (federados) Taça do Algarve de Maratonas:

- 25 de abril (Segunda) das 07:50h - 08:50h - Escola Profissional de Alte - E.N. 124

Programa - 25 de Abril

- 08:30h - Abertura do Controlo de Partida (controlo 0) - Av. Manuel Teixeira Gomes

- 09:05h - Reunião com Diretores Desportivos - Taça do Algarve de Maratonas - Escola Profissional de Alte - E.N. 124

- 09:20h - Chamada dos atletas para a linha de partida - Taça do Algarve Maratonas

- 09:45h - Briefing

- 09:50h - Partida Taça do Algarve de Maratonas

- 10:00h - Partida Lazer: BTT e TRAIL / Corrida / Caminhada

- 10:15h - Partida do Passeio Pedestre Guiado

- 11:00h - Chegada do 1.º atleta do Trail / Corrida

- 12:00h - Chegada do 1.º atleta da Meia Maratona

- 13:00h - Chegada do 1.º atleta da Taça do Algarve

- As cerimónias protocolares de entrega de prémios para a Meia Maratona Lazer BTT, Maratona Lazer BTT e Trail / Corrida realizam-se 1hora e 30 minutos após a chegada dos atletas premiados.

- Almoço Convívio - Churrascada na Fonte Grande - servido a partir das 12:00h

Seguro

1- Todos os participantes estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais, até à idade limite de 69 anos inclusive.

2- As coberturas e capitais são os seguintes: morte ou invalidez permanente 25.350,00€, despesas de tratamento e repatriamento 4.056,00€, despesas de funeral 2.028,00€. A cobertura de morte para os menores de 14 anos é substituída por despesas de funeral no valor de 2.028,00€.

3- O seguro tem uma franquia de 50,00€ para despesas de tratamento e repatriamento.

4- Qualquer acidente ou incidente que ocorra durante o decorrer do percurso é da responsabilidade dos participantes, em tudo o que exceda o risco coberto pelo seguro. As coberturas deste seguro funcionam apenas em caso de acidente.

Segurança

1- É obrigatório usar o capacete devidamente colocado durante todo o percurso.

2- Não será permitida a entrada no local da partida a quem não apresentar capacete.

3- O percurso está aberto ao movimento de outros veículos pelo que todos os participantes deverão obrigatoriamente respeitar as regras de trânsito.

4- O participante ao inscrever-se assume que reúne as condições físicas e psicológicas para participar na prova que se inscrever.

5- Recomendamos o uso de vestuário apropriado e que se faça acompanhar de um reservatório com água.

6- A organização aconselha a realização de um exame médico a quem tenha ou tenha antecedentes familiares com problemas cardíacos, diabetes, hipertensão arterial, arteriosclerose, doença renal ou pulmonar.

7- Aconselhamos muita atenção aos cruzamentos e às placas sinalizadoras de perigo e das descidas perigosas.

8- Ao longo de todo o percurso existirão diversos veículos (todo o terreno, ambulâncias, motos e automóveis) devidamente identificados como Organização para o acompanhamento e apoio necessários.

9- O Evento dispõe de equipa médica e de socorro.

10- Recomenda-se o uso de conta-quilómetros para facilitar a sua localização em caso de necessidade.

11- Na eventualidade de algum participante se perder, deverá regressar atrás até encontrar a marcação oficial e/ou contactar a organização.

Direitos de Imagem

O participante do evento concede permissão à entidade organizadora de utilizar a sua imagem, gravada em suporte de vídeo, televisão, fotografia, ou qualquer outro meio, para fins promocionais e publicitários do próprio evento e da entidade organizadora.

Alojamento

Recomendamos a consulta das unidades de Alojamento e Restauração locais descritas no site www.bttalte.pt

Balneários

Inovador sistema de Balneários instalado no parque da Escola Profissional de Alte (Masculinos e Femininos)

Deveres sociais e ambientais

1- Auxiliar qualquer praticante em caso de acidente, desde que as circunstâncias o exijam.

2- Respeitar as áreas marcadas.

3- Não provocar danos em áreas privadas ou cultivadas.

4- A organização apela a todos os participantes para que não abandonem as embalagens vazias ao longo do percurso. Deverão faze-lo estritamente nos contentores e sacos disponibilizados pelo Clube Ambiente da Escola. Serão dispostos contentores e sacos para o lixo nas ZA, na Chegada e no local do Almoço Convívio